domingo, 13 de janeiro de 2008

Conhecendo melhor os designers de ponto cruz

No início de cada ano renovam-se as Trocas do grupo e colocam-se outras novas, que ainda não tinhamos feito em outros anos.
E temos também sempre algumas novas "rubricas" para incentivar movimento e interesse no grupo.
Este ano vamos tentar trazer um pouco da história de como se iniciaram várias marcas ou a história de algumas designers de ponto cruz.
Os gráficos que estamos habituadas a ver pelas revistas e em outros trabalhos feitos mas que pouco ou nada conhecemos de quem os idealizou e produziu.

Este mês de Janeiro vamos procurar falar da Lanarte e dar a conhecer alguns dos seus trabalhos.
Aqui fica a história de como e quando esta marca se iniciou....

LANARTE

A Lanarte é um dos maiores fabricantes de kits de ponto cruz, de origem holandesa e que se tornou reconhecida pelas reproduções brilhantemente feitas nos bordados de ponto cruz de quadros originais pintados e conhecidos mundialmente.

Em 13 de Dezembro de 1934, Augustinus Johannes Maria Vergnes, filho de uma respeitável família em Leeuwarden (Holanda), estabeleceu-se como empresário independente no centro da cidade. A loja inicial destinava-se a uma alfaiataria para servir clientes que pedissem certos serviços como botões feitos a pedido ou outros fatos em específico. O negócio floresceu e Guus, como era conhecido, começou a abrir novas lojas. E o seu negócio cresceu como a sua família. Com 6 filhos a continuar o negócio dos pais a cadeia de lojas foi surgindo com o nome de Naaldkunst (traduzido como “a arte da agulha”, um nome sonhado por Emilie Vergnes).

Nos anos 60, os bordados em ponto cruz, com o aparecimento dos gráficos das designers Clara Waever e Eva Rosenstand foi introduzido na Dinamarca. A ideia de bordar ponto cruz seguindo um gráfico não foi inicialmente muito do agrado das clientes e demorou cerca de 1 década até começar a ter sucesso.

Em 1969 Guus faleceu e os seus filhos continuaram o negócio. O nome foi mudado para Lanarte (“lana” – de lã mais “arte”e depressa estavam a fornecer material para cerca de 150 retalhistas.

1975 foi o ano de arranque para esta empresa. A introdução pela Lanarte do Alfabeto de Kate Greenwanay chamou a atenção de mais clientes.

Nos últimos anos a Lanarte tornou-se conhecida mundialmente pelos seus lindos gráficos e colecções.

1 comentário:

Anónimo disse...

Lass mich in Ruhe! cialis rezeptfrei levitra [url=http//t7-isis.org]cialis 20mg wirkung[/url]